Páginas

Facebook

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Empresas Sustentáveis

Oláa, pessoal. Hoje viemos falar um pouco mais sobre as ações das empresas em relação à sustentabilidade, visando sempre atitudes que ajudarão a conscientizar as pessoas, sobre assuntos como preservação ambiental, reciclagem e ecologia, respeitando os nossos animais e nossas plantas.

Vamos dar uma olhada nas ações que as empresas estão fazendo por aí. De início iremos falar um pouco sobre a Coca-Cola, empresa tão presente em nosso dia a dia, por isso é importante pensar muito bem antes de jogar uma garrafa PET vazia, pois cada atitude nossa é de fundamental importância para a natureza.
Vejamos...
  
Coca-Cola 



A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. São 2,08 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 96% das latas de alumínio e 53% das garrafas PET são recicladas.

A Plantbottle - uma atitude Coca-Cola ecologicamente correta
http://fantasticomundopublicitario.files.wordpress.com/2010/09/24006.jpg
Uma garrafa feita parcialmente a partir de cana-de-açúcar. Mais que uma empresa pioneira, a Coca-Cola Brasil trabalha pensando no futuro e no desenvolvimento sustentável do planeta.

  • A Coca-Cola Brasil vem reduzindo o peso das embalagens PET, empregando menor quantidade de resina, há mais de dez anos. No último ano, por exemplo, o peso da embalagem de dois litros foi reduzido em 8%, e o da embalagem de 600 ml, em 22%. Com a implementação total do programa de redução de peso das embalagens PET, a redução total chegará a 13 mil toneladas/ano, o que é o equivalente à não fabricação de 270 milhões de embalagens de dois litros.
  • A reutilização de embalagens também é uma realidade. No nosso portfólio, há embalagens de consumo individual e familiar, de vidro e de refpet, que são reutilizadas por muito tempo, reduzindo assim a quantidade de embalagens produzidas.
  • Criado pela Coca-Cola Brasil em 1996, o Programa Reciclou, Ganhou, realizado em parceria com os fabricantes autorizados, tem como foco principal o apoio material e técnico a cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Desde 1996, o programa já reciclou 4 milhões de quilos de embalagens. Graças a iniciativas como esta, o Brasil é hoje o país com o maior índice mundial de reciclagem de alumínio (91,5%) e um dos maiores em reciclagem de PET (54,8%).
  • A Coca-Cola Brasil e o Wal-Mart Brasil, por meio de seus institutos socioambientais, lançaram o programa conjunto de coleta de resíduos recicláveis. São recolhidos metal, vidro e plástico. As Estações de Reciclagem serão instaladas em todas as lojas da rede Wal-Mart.
  • Os programas de reciclagem apoiam 134 cooperativas em todo o Brasil.
  • A Coca-Cola Brasil foi uma das líderes do movimento pela aprovação do Bottle to Bottle, projeto pelo qual se produz uma embalagem PET nova a partir da resina PET reciclada. Em dezembro de 2007 – após quatro anos de debates e análises entre empresas, especialistas do setor de alimentos e órgãos de governo, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – o projeto foi aprovado e as estimativas indicam que ele contribuirá com um incremento de 15% na reciclagem de PET no País, transformando a embalagem usada numa matéria-prima de valor cada vez maior, contribuindo para o desenvolvimento de toda a cadeia de reciclagem, especialmente as cooperativas.
  • A Coca-Cola Brasil instituiu, em 2007, uma norma restringindo a utilização, por suas marcas, de garrafas PET pigmentadas. Essas garrafas dificultam a reciclagem e, agora, de acordo com a norma, a utilização eventual dessa modalidade deve ser acompanhada, em seu planejamento, de uma ação compensatória.
  • Por meio de pesquisas e do desenvolvimento de novas tecnologias, a Coca-Cola Brasil vem buscando cada vez mais usos para o PET reciclado, que agora serve de matéria-prima para equipamentos utilizados na promoção de vendas de suas bebidas. Os primeiros lançamentos foram o rack e o menu board (display para exposição do cardápio em pontos de venda). Além disso, utilizamos o material em todas as nossas camisetas promocionais, cuja malha é feita com 50% de resina PET reciclada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário