Páginas

Facebook

sábado, 15 de outubro de 2011

Hoje: Dia do Consumo Consciente. =)


O Ministério do Meio Ambiente promove hoje (15) o Dia do Consumo Consciente. Uma série de atividades para estimular o uso da sacola retornável e reduzir o consumo de sacos plásticos que prejudicam o meio ambiente. A ideia é recusar, durante as 24h do dia, as tão famosas sacolinhas. O objetivo é despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados por padrões de produção, consumo excessivo e insustentáveis praticados.
“Um consumidor consciente é aquele que faz escolhas inteligentes para sua qualidade de vida, para respeitar os limites do planeta e para respeitar as outras pessoas”, disse a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samira Crespo.
"Não é para parar de consumir, mas consumir diferente, de uma maneira em que os bens, marcas e serviços deixem de ser um fim em nossas vidas e ocupem seu verdadeiro lugar: meios para vivermos mais e melhor de maneira sustentável e solidária", afirma a gerente do programa de educação do Instituto Akatu, Camila Melo.



Dicas para um consumo diferente
A sociedade sustentável precisa mudar seu estilo de vida, e um bom começo é fazer a transição para novos usos e escolhas de bens e serviços, assim:
1. Do descartável para o durável (produto);
2. Do global para o local (produção);
3. Da posse individual para o uso compartilhado (uso);
4. Do fóssil para o renovável (matérias primas para produção);
5. Do lixo para a reutilização e a reciclagem (materiais e produtos);
6. Do tóxico para o não tóxico (matérias primas e materiais);
7. Do material para o virtual (produtos);
8. Do diluído para o concentrado (produtos);
9. Do desperdício para o aproveitamento integral (uso);
10. Do excesso para a suficiência (compra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário